Concurso leva Icarius para a semana de moda de Milão

19.06.2002 - 15:02 Desfiles Milão comente!

Depois de ter estreado em Paris 2 anos atrás, o estilista paranaense Icarius acaba de se classificar entre os 5 finalistas do projeto Enkamania, uma iniciativa de um dos maiores fabricantes de viscose do mundo em parceria com a prestigiosa revista “VogueItália. Graças à classificação, Icarius, de 27 anos, vai estrear como estilista convidado na Semana de Moda de Milão, evento que antecede o prêt-à-porter de Paris e que reúne grifes como Gucci, Prada, Versace e Giorgio Armani. A Enka dará todo o suporte a Icarius, desde o desenvolvimento de tecidos especiais até a divulgação em revistas internacionais e outdoors que serão espalhados pela capital da moda italiana na época do evento, no final de setembro.

Além de Icarius, foram classificados o novo queridinho da moda nos EUA, o jovem Zac Posen de 21 anos, e a dupla alemã Desirée Heis e Inês Kaag da conceitual grife Bless (um dos hits da hypada loja Colette, de Paris).

O concurso promovido pela Enka, empresa líder em fabricação de viscose no mundo, começou em dezembro do ano passado, quando todos os participantes entregaram seus trabalhos para a banca de jurados. Dentre os semi- finalistas figuravam os estilistas Alexandre Herchcovitch e Icarius. Em fevereiro deste ano, durante a Milan Fashion Week, os cinco finalistas foram apresentados à imprensa: Desirée Heis e Ines Kaag, Icarius, Ichiro Seta, Studio Rohka e Zac Posen. No final de setembro, durante a Feira de Milão, serão mostradas as coleções dos finalistas e escolhido o vencedor. O concurso acontece em parceria com a “Vogue” Itália e o ganhador terá estréia efetiva no mercado mundial. O vencedor vai trabalhar com a empresa no estudo de novos tecidos por pelo menos 3 temporadas, e ganhará uma campanha fotografada pelo alemão Peter Lindbergh e terá como modelo a atriz Milla Jovovich. A campanha será publicada nas revistas de moda de fevereiro a junho de 2003.

A escolha foi feita por 3 júris: 20 varejistas de vários países, internautas e experts do mundo da moda. Esse último era composto por Jean Paul Gaultier, Yohji Yamamoto, Donna Karan, Franca Sozzani (editora da “Vogue” Itália), Peter Lindbergh, Philip Treacy, Isabela Blow, Milla Jovovich e Enrico Freidhof, o criador do projeto.

Finalistas

O brasileiro Icarius, 27, formou-se na Faculdade Santa Marcelina e chamou a atenção com o desfileO Câncer da Minha Mãe” em que usava muitas faixas, como se fossem gaze, para formar as peças. Em 1998 apresentou sua coleção oficial num evento em Curitiba que reunia os 10 estilistas mais importantes da América do Sul. Foi nesse evento que Icarius mostrou a coleção “Plastic Surgery” com a visão das modelos semi-cerradas com um adereço plástico que deformava a imagem do rosto. Outro finalista é o japonês Ichiro Seta, 39, que se caracteriza pelo uso de materiais inusitados, cortes extravagantes e muito volume. Ichiro fez curso com Jean Paul Gaultier, em 1994 trabalhou para Yohji Yamamoto, e em 1998 lançou sua própria marca, a SIDEA Inc.

As alemãs Desirée Heiss e Ines Kaag criaram a marca Bless em 1996. Além da marca, colaboraram com o estilista Martin Margiela na coleção outono-inverno 1997/98, com a Levi’s em 98 na coleção Human-Interior-Wear e com a NY Industrie com uma coleção de acessórios. E a marca possui, além de roupas, acessórios, sapatos e objetos de design que foram expostos em Paris, Amsterdã e Berlim, entre 1998 e 2001. A idéia principal da dupla é reinventar objetos e roupas existentes e dar nova vida e função aos mesmos.

Assim como a Bless, o Studio Rohka pertence a uma dupla: Maria Restrepo and Ian Phin. O Studio foi criado em 1999 para a pesquisa e desenvolvimento de tecidos. Maria se formou na Los Andes Universidade na Colômbia e completou os estudos em Paris enquanto Ian fez Royal College Of Art em Londres. Antes de montarem o estúdio, a dupla trabalhou junto na pesquisa e design de tecido para Romeo Gigli e Gianni Versace, além de dar consultoria para a Marni. O Studio Rohka também desenvolve acessórios e tricô feminino e masculino.

O americano Zac Posen é o mais novo finalista, 21 anos. Ele estudou moda feminina na Central Saint Martins em Londres. Entre 1997 e 1999, trabalhou no Costume Institute sob a direção de Richard Martin. Participou do Fresh Faces in Fashion 2001 com o desfile “Coleção Trombeta primavera 2002“, em NY, e está à venda na Henri Bendel. Conseguiu aplausos da mídia internacional com a coleção “Artemis inv 2002” apresentada em NY em fevereiro deste ano. O curioso de Zac é que uma de suas criações, um vestido de faixas de couro unidas por milhares de colchetes com silhueta que é possível reconfigurar fez parte da exposiçãoCurvaceous” do Victoria & Albert Museum e agora integra a coleção permanente do museu.

Lilian Pacce

Tags:                                                                                                            

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>