Uma bíblia pra ser eco e fashion

11.11.2009 - 19:00 3 comentários

Divulgaçãoeco-chicCapa do “Eco Chic”

Lançamento que precisa estar na cabeceira de qualquer fashionista ligado nas questões ambientais, “Eco Chic“, da jornalista inglesa Matilda Lee, é um livro que fala sobre como estar na moda e, ainda assim, ser eco consciente. Metade dele fala sobre os problemas do sistema da moda que acarretam em problemas socioambientais, e a outra metade dá sugestões de soluções. O Blog LP selecionou alguns itens pra dar um gostinho e recomenda a leitura! Confira:

. Uma camiseta lavada a 60º C, secada em máquina e passada a ferro libera 4 quilos de emissões de dióxido de carbono em toda sua “vida” útil. Isso é o equivalente a uma viagem de avião de 27 quilômetros. Ou seja: prefira, quando possível, não passar, secar naturalmente e lavar com água fria.

. Made in onde? Além da energia e poluição dispendida no transporte entre países, a roupa produzida em outros lugares pode esconder muitos problemas. As condições de trabalho de países subdesenvolvidos, por exemplo, te deixaria com vergonha de usar uma daquelas blusinhas que vieram da China, viu?

. Comprar roupa de segunda mão não é simplesmente uma modinha vintage. É um jeito de dar uma segunda vida útil pra roupa que poderia parar na lata do lixo. No caso das roupas de materiais sintéticos, por exemplo, a decomposição pode durar centenas de anos. Nisso, esse lixo pode liberar metano, que colabora com o efeito estufa e portanto piora a situação do aquecimento global.

. Poliéster é barato e prático… e horrível pra saúde do planeta. Contamina o ar e a água, solta substância cancerígena etc.

. Mesmo o algodão, que parece tão inocente, pode usar pesticidas que prejudicam a saúde de quem os planta e colhe. Prefira sempre algodão orgânico.

. O “slogan” do livro é legal como resumão pra entender o que é ser eco chic: escolher bem, comprar menos e cuidar mais. Por aí você já percebe que não é nada eco chic comprar fast fashion, trocar de armário a cada estação… É, essa discussão ainda vai dar pano pra manga!

Tags:                        

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest

Comentários (3)

  • Olá Lilian estava pesquisando pela net e vim parar aqui e gsotei muito do conteúdo e de algumas propostas como da moda êco chic, fui jornalista e hoje faço um trabalho interessante com lixo transformando parte do que garimpo por ai em móveis, luminárias, objetos de arte, decoração e jóias de madeira em fusão com inúmeros outros materiais, é muita coisa então faço um convite que espero possa aceitar visite meu blog e confira se valeu ou não à pena conhece-lo http://eduardomiguelpardo.blogspot.com

    Abraço grande e sucesso, mais ainda!!! rs

  • Warner Reis disse:

    Que interessante ver temas tratados pelos abomináveis ecoschatos dos anos 80 serem tratados na atualidades como novidades a serem estudadas e seguidas. Gostaria muito que virasse moda essa onda Eco Chic, mas acredito que o desejo de amor, do outro e de todos, faz da onda fast fashion um fluxo irreversível, um árido movie.
    Valeu LP

  • Oi galerinha do Blog LP…..
    Confesso que este tema me fascina, mas quando discutimos esse assunto, damos um tiro no nosso próprio pé, tendo em vista que a moda atual se alimenta do fast fashion. Pretendo ler a indicação e conhecer um pouco mais sobre este trabalho. As publicações que existem acabam usando muitos termos técnicos, criam situações fantasiosas, utópicas, por vezes e nossos designers precisam de algo esmiuçado, entendendo que no tempo em que se formaram, este assunto não era tratado ainda como uma prioridade.
    Grande abraço e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas