Protesto em NY – e não é “Occupy Wall Street”

08.02.2012 - 12:00 Moda comente!

ReproduçãoSara Ziff, que lidera a Model Alliance

A Semana de Moda de NY começa esta semana – já viu o line-up? – e com ela chegam mudanças nos backstages americanos. Um grupo de modelos lideradas por Sara Ziff agora responde pela organização Model Alliance, que busca melhorar as condições de trabalho das garotas no mundo da moda. A inciativa tem o apoio do CFDA e, pra começar, proíbe toda e qualquer pessoa que não esteja trabalhando a dividir o mesmo espaço das araras com o casting na hora da troca de roupa pros desfiles. Isso já acontece no Brasil, pra evitar que fotógrafos ou curiosos façam cliques inadequados sem permissão prévia.

“Não há nada engraçado sobre uma força de trabalho que é esmagadoramente jovem, feminina e pobre, trabalhando pra algumas das marcas mais ricas e poderosas da moda”, comenta Jenna Sauers, uma das diretoras da Ong. Além dos salários baixos – ou cachês em forma de roupas, uma prática comum do mercado – elas reclamam do assédio sexual que corre solto no meio e do abuso de poder, com profissionais forçadas a horas de trabalho e dietas muito rígidas pra emagrecer. “Mudanças vêm de ações e a Model Alliance pode ser catalisadora dessa mudança”, disse Steven Kolb, do CFDA.

LEIA TAMBÉM: O uso de Photoshop deve ser explicitado nas propagandas?
VEJA MAIS: Terry Richardson já se envolveu em caso de abuso sexual

Tags:                    

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>