Retrô Blog LP 2010: as novelas que ditaram moda

26.12.2010 - 10:00 Moda 75 comentários

As novelas são o grande desfile de moda do Brasil, de onde saem roupas e acessórios que vão parar nas ruas e, em instantes, viram febre. Das meias de lurex de “Dancin’ Days” às bijous de “Caminho das Índias“, basta um personagem se destacar pelo seu estilo pros telespectadores o adaptarem pra vida real. Em 2010 isso também aconteceu, com o agravante de que, cada vez mais na telinha, a moda ganha seus núcleos próprios, onde são retratadas as vidas de modelos e estilistas, interpretados pelos atores. Blog LP te lembra aqui os folhetins que falaram do assunto no ano que está acabando. Plim plim!

Reprodução

Reprodução
Picture 1 of 10

O remake de "Ti-Ti-Ti" retrata o mundo da moda

. “Viver a vida” ocupou o horário de pico das telenovelas brasileiras de 2009 até maio de 2010. No roteiro, uma agência de modelos fez parte do cenário e por ali circulavam as protagonistas Helena e Luciana, vividas por Taís Araújo e Alinne Moraes, respectivamente. A novela começou e terminou com desfiles com a fila A recheada de profissionais da ficção e da realidade. Por isso a invasão do elenco no Píer Mauá, durante a edição de outono-inverno 2010 do Fashion Rio. Blog LP encontrou Barbara Paz, Lília Cabral e Taís Araújo, que desfilou para a TNG ao lado de Thiago Lacerda, seu par na novela.

. “Passione” entrou no ar logo na seqüência e antes mesmo de começar, já foi assunto no mundo da moda por causa da presença do autor, Silvio de Abreu, e de Mayana Moura no desfile de outono-inverno 2010 de Gloria Coelho. Foi na ocasião que a atriz, que vive a estilista Melina na novela, mostrou pro Blog LP a manicure vintage que usa pra personagem. Mas a verve fashionista não parou por aí: Gloria Coelho fez participação especial na cena que apresentou ao público a coleção Skinny Fashion desenhada pela personagem, que foi parar nas araras da C&A! E pra não perder o costume, teve global cruzando a passarela na edição de primavera-verão 2010/11 do SPFW. Reinaldo Gianecchini, ou o vilão, Fred, desfilou pra Colcci ao lado de Gisele Bünchen e Shirley Mallmann.

. Foi no mesmo SPFW, o de primavera-verão 2010/11, que “Ti-Ti-Ti” virou notícia, antes de entrar na programação como a novela das 19h da Globo. O elenco foi prestigiar o desfile de Alexandre Herchcovitch e o mesmo Alexandre repetiu a dose na novela, apresentando sua coleção logo no começo da trama. A atração é um remake que mistura a história original, de 1985, com núcleos de novelas como “Plumas & Paetês” (1980) e “Elas por Elas” (1982). O foco principal é a rixa entre Jacques Leclair e Ariclenes Martins, que cria o pseudônimo de Victor Valentim pra disputar com Leclair o posto de melhor estilista.

O resto da história é dividido entre personagens que representam diversas profissões dentro da indústria. Tem as modelos, a agência, o fotógrafo, costureiras, maquiadores e toda a equipe que trabalha na redação da “Moda Brasil“, a publicação dirigida por Suzana Martins (Malu Mader), inspirada na editrix Carine Roitfeld. Isso sem contar com Beatrice M, a blogueira misteriosa, que comenta tudo o que acontece no mundinho. Na carona do folhetim já foram lançados diversos produtos, desde os esmaltes que levam o nome dos personagens até o substituto do batom Boka Loka – ele foi sucesso na época da primeira versão, nos anos 80 -, que agora ganhou o nome de Mega Impact.

. Mas a febre mesmo fica por conta da reexibição de “Vale Tudo“. A novela de 1988 entrou na grade do canal Viva, da Net, e agitou os fashionistas. Pelo Twitter dá pra medir o burburinho: na hora da novela – que começa tarde, diga-se! – o microblog se enche de comentários sobre cada capítulo, numa espécia de transmissão online da vida de Odete Roitman (Beatriz Segall), sua filha Heleninha (Renata Sorrah) e as maldades que Maria de Fátima (Glória Pires) faz com a mãe, Raquel Accioli (Regina Duarte). Na história também cabe um espaço pra moda, mais especificamente na redação da revista “Tomorrow“, da qual Solange Duprat (Lídia Brondi) é a produtora. O sucesso é tanto que a atração lidera audiência no horário da TV paga mesmo que a maioria dos brasileiros já saiba, há 23 anos, a resposta pra pergunta que ficou pra história: “Quem matou Odete Roitman?“.

Tags:                                                                            

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest

Comentários (75)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas