Tendências, direto da ESMOD de Paris!

10.04.2012 - 11:00 Moda Tendências um comentário
Reprodução
Barroco e minimal
Barroco e minimal

Na semana passada, na sede da ESMOD (École Supérieure des Arts et Techniques de la Mode) em Paris, teve uma palestra sobre as tendências pro próximo outono-inverno 2012/13 ministrada por Sylvie Maysonnave, analista de tendências da Eurovet, ESMOD e ISEM/Paris. Estava supercheio – incluindo jornalistas e colaboradores da “Vogue” e “L’Officiel”.

Sylvie acredita que, após a saída de John Galliano da Dior e dos holofotes em cima de Raf Simons, Stefano Pilati e Hedi Slimane, começa uma era de estilistas mais intelectuais, discretos, conceituais, gentis e generosos, trazendo o minimalismo de volta. Ainda sob influência dos anos 90 e da sobriedade do guarda-roupa masculino, as formas são cada vez mais simples, com menos recortes e costuras e muito branco e preto. A silhueta padrão é longilínea e bastante gráfica; a mulher, pálida, magra e quase sem peitos, com a cintura marcada ressaltando sua feminilidade apesar da androginia dominante. O corpo aparece em transparências e decote V profundo, às vezes até a cintura! Aquela cirurgia de silicone? Desmarca já se você é fashion victim!

Looks à decoração de interiores são tendência!
Hipismo também está na crista da onda, sabia?

A temporada passa a ideia de rebeldia e depressão, com clima gótico-romântico mais aspectos de sportswear e militarismo. Há um movimento de “proteção e leveza” com roupas evocando armaduras com couros e vinis em contraposição à sutileza de tecidos tecnológicos e rendas cortadas à laser. Outro caminho que este inverno vai tomar será mais colorido e divertido, passando por uma espécie de “neogótico religioso” mais um “art déco orientalizado”. Nessa linha aparecem bordados luxuosos com ares de barroco-folclórico da Espanha e Leste Europeu, estampas variadas como de tapetes e cortinas, Point de Hongrie e de estilo Victor Vasarely. Os tecidos, em especial o veludo, são supertrabalhados com laços e botões-bijoux, desfilando verdadeiras joias e valorizando o “made in France” e “made in Italy”. Pra tal, vemos bastante influência de designers de joias como Catherine Baba e Victoire de Castellane (Dior).

As peles marcam presença com esculturas e exageros, assim como estampas localizadas de “animais gótico-barrocos” como fênix, águias, panteras etc. Na onda folclórica o look principal inclui vestido ou saia acompanhados de pulôver com cara de “feito à mão”, tricô e gola rolê.

Karl Lagerfeld disse que a mulher desse inverno acorda em um lugar, no meio do dia pega um avião e à noite está em outro país com temperatura diferente – por isso ele aposta que ela vestirá calça, vestido e mantô oversize pra ganhar no conforto e na versatilidade sem perder a sofisticação. Bom… já comprou o seu mantô?

Carolina Campos, infohunter do Blog LP direto de Paris

Tags:                                              

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest

Comentários (1)

  • Ivan Hagler disse:

    Thanks for this article. I am just starting the process of turning my experience with customizing WordPress themes into a side internet style business. I appreciate the tips, and also the confirmation that I’m not crazy for trying to make this perform for a business.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Últimas