O artista prático

03.04.2012 - 14:00 Portfolio 7 comentários

Jorge Colombo

Jorge Colombo
Picture 1 of 18

Jorge Colombo emplacou a que é considerada a "1ª capa feita em iPhone de uma revista", a "The New Yorker"

Jorge Colombo é um artista prático. Ele leva todas as suas ferramentas de trabalho com ele, pra pintar o que der na telha, onde for, a hora que for. Mas não pense nos antigos pintores, com suas telas e cavaletes, sentados ao ar livre: o negócio deste português de 49 anos é todo resumido num iPhone!

Nascido em Lisboa, ele mudou pros EUA em 1989, onde vive até hoje. Ilustrador, fotógrafo, cineasta e designer, Jorge vai das técnicas tradicionais ao mundo digital sem problemas – e tudo começou quando comprou seu 1º computador em 1991. Desde então começou a explorar a tecnologia pra expandir sua arte. No laptop ele colore desenhos que faz a mão e digitaliza. Do papel saem os poemas de Fernando Pessoa que inspiram seus trabalhos, como é o caso do livro “Lisboa Revisitada“, com fotografias feitas numa câmera digital, o mesmo lugar de onde saem seus mini curta-metragens.

Com tantas mídias, a caneta e o papel se mantém vivos na série “Dailies“, de retratos em tamanho de cartões-postais. “Quando me mudei pra NY queria me dedicar a um projeto no qual pudesse trabalhar só um pouquinho cada dia, mas que ao mesmo tempo me desse uma sensação de realização instantânea”, explicou ele numa entrevista de 2009 a uma revista brasileira de computação.

No mesmo ano ele estampou a “The New Yorker” com aquela que foi divulgada como “a 1ª capa de revista feita em iPhone“. Foi o que lhe trouxe sucesso mundial e o que chamou a atenção do Blog LP. Com a ajuda do aplicativo “Brushes“, ele pinta em tempo real as paisagens das capitais por onde passa, com um detalhamento que é complicado de imaginar numa tela tão pequena! Quer ver o resultado? Olha aí na galeria!

VEJA MAIS: Um retratista que atua via Skype
E AINDA: O cinema mudo do Blog LP feito em iPhone

Tags:                    

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest

Comentários (7)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>